quinta-feira, 7 de maio de 2020

Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos - Editora Wish

Vista um casaco grosso, coloque a chaleira no fogo e se assegure de estar devidamente aquecido antes de imergir nas histórias geladas e emocionantes da inóspita e bela Escandinávia. Sempre tive experiências prazerosas lendo livros da editora Wish. O conteúdo textual é apenas um dos elementos que compõe a obra com um cuidadoso acabamento, uma composição de extremo bom gosto e a presença de ilustrações magníficas. Viajamos com os marcadores de texto a cada interrupção de leitura enquanto repousamos as mãos na capa grossa, bem feita e com relevos delicados. Este não é um livro para ser devorado, mas saboreado em pequenas doses como um chocolate refinado que deixamos derreter sobre a língua enquanto degustamos as suas notas suaves.
Resenhar um livro de contos escritos por autores diversos em períodos históricos diversos é uma tarefa complexa: pressupõe adotar uma linearidade que o conjunto da obra dificilmente permite. Mas foi incrível conhecer os contos nórdicos. Com o livro pude conhecer histórias delicadas recheadas de trolls de várias cabeças, duendes, gigantes, bruxas e animais humanizados. Emocionei-me com a fragilidade e inocência com que as crianças escandinavas são retratadas  no seu poder de dobrar e amolecer o coração mais duro e selvagem. Principalmente, me surpreendi com o protagonismo das personagens femininas, principalmente em contraposição ao livro Contos de Fadas em suas Versões Originais, da mesma editora. Conheci ainda o modelo de homem nórdico: forte, destemido, apto a desbravar o mundo, mas apaixonado e leal à sua família.
Aguardo ansiosamente pela chegada dos Contos de Fadas Celtas, que deve ocorrer no próximo mês. Porém reconheço, terminei o livro desejando por mais histórias nórdicas. Vocês tem alguma recomendação?

Nota: 5/5
Editora: Wish
Páginas: 320

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Obra de Arte na Época da Reprodutibilidade Técnica - Walter Benjamin

De tempos em tempos as mudanças de paradigmas exigem dos pensadores uma ressignificação dos conceitos. Talvez o maior alvo desse fenômeno ...