terça-feira, 14 de abril de 2020

Vox - Christina Dalcher

Preciso dizer que este livro me incomodou, e não pelas razões esperadas para uma distopia feminista. Vox descreve o cenário em que as previsões feministas mais extremas se concretizam com a eleição do presidente norte americano Myers (que todas as pistas nos indicam se tratar do atual presidente Trump). Claramente influenciado por O Conto da Aia, nesta distopia as mulheres tem uma cota diária de 100 palavras por dia, contabilizadas em um bracelete que fornece a usuária choques fortíssimos a cada acréscimo desse limite. O destino das mulheres é casar, ir para locais de trabalho forçado ou morrer.

Nesse contexto, a Dra. Jean McClellan é convocada para desenvolver um soro com a função de curar doença do irmão do presidente, que o impede de verbalizar frases coerentes. Em uma busca pela sua própria liberdade, e pelo direito da filha Sônia, de 6 anos, poder falar mais do que 100 palavras diárias, Jean aceita o trabalho e busca uma solução para a situação política norte americana.

O livro peca na falta de sofisticação: nos sentimos lendo panfletos feministas da internet. Os personagens são excessivamente simples, o enredo é raso e recheado de frases de efeito. Os personagens são precariamente construídos e a história se desenha em um caminho previsível.

A autora reforça ao longo de toda a história que a eleição do presidente (e a sua drástica consequência política e social para as mulheres) não teria ocorrido se Jean tivesse saído da sua zona de conforto e ido às ruas protestar. E eu me questiono se a culpa de um sistema opressivo se deve unicamente à falta de mulheres nas ruas.

Acredito que esse livro teria sido muito mais interessante se retratasse a perspectiva da vizinha submissa da protagonista - Olivia King -, ou até mesmo da pequena Sônia que chega empolgada da escola por ter recebido um prêmio pela menor quantidade de palavras contabilizadas na sua turma.

Infelizmente não foi uma boa leitura.

Nota: 1/5
Páginas: 320
Editora: Arqueiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Obra de Arte na Época da Reprodutibilidade Técnica - Walter Benjamin

De tempos em tempos as mudanças de paradigmas exigem dos pensadores uma ressignificação dos conceitos. Talvez o maior alvo desse fenômeno ...