sábado, 18 de abril de 2020

Açúcar de Melancia - Richard Brautigan

A edição que li - maravilhosa, por sinal - vinha com um breve comentário de Murakami comparando o estilo do autor à Kurt Vonnegut. Deveria ser aviso suficiente para me manter longe, já que detesto nunca entendi a graça de Vonnegut. Porém, como comprei online tendo como referência uma miniatura idêntica a essa aí na esquerda, me passou batido a recomendação de Murakami: não compre, pode ter dragões.
Brautigan tem um estilo que me incomoda ao extremo: infantil. Se é de propósito ou não, não me interessa, acho ruim. Deve ter alguém que goste. E é muito estranho pensar que alguém goste de descrições infantis de assassinatos familiares ou suicídios grupais. Os capítulos, se é que podemos chamar assim, de meia página faziam meu instinto de preservação querer abortar a leitura, pior ainda quando o próximo "capítulo" só começava na outra folha! Nossa, quantos árvores morreram metade à toa. Talvez a edição não seja tão boa assim afinal.
Voltando à obra: Aqui reina o absurdo. Mas não aquele absurdo bem trabalhado, como um filme que dá vontade de ver a versão comentada pelo diretor depois... é aquele absurdo nas coxas, com um sentido tão raso (minuciosamente explicado em umas 10 páginas num posfácio, olha a dificuldade) que era até melhor não ter, pelo menos nisso o Vonnegut sai na vantagem. Sabe quando sua namorada pede pra você contar uma história para dormir e você engata num conto em que Miro, o vampiro sai pelas ruas da Tailândia procurando sangue humano temperado com molho de tamarindo? Imagino que não, mas é essa  a pegada do livro.
Tem dragões, espero que esteja escrito grande o suficiente aqui.

Nota: 1,5/5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Obra de Arte na Época da Reprodutibilidade Técnica - Walter Benjamin

De tempos em tempos as mudanças de paradigmas exigem dos pensadores uma ressignificação dos conceitos. Talvez o maior alvo desse fenômeno ...