segunda-feira, 18 de maio de 2020

Linguagem e Mente - Noam Chomsky

Após ler O Reino da Fala, decidi que iria dar um passo adiante no entendimento da linguagem. Em uma frente, comecei a estudar alguns idiomas estrangeiros, em outra resolvi me aventurar na parte filosófica e acadêmica. Chomsky é o início óbvio.
A obra se compõe de conferências realizadas no Brasil na década de 90, em que ele expõe seus principais argumentos teóricos e responde aos seus críticos. Sua ideia da gramática universal é minuciosamente composta aos poucos, e amplamente exemplificada, deixando simples mesmo para um iniciante no assunto uma teoria tão complexa. Para os mais avançados, esquemas linguísticos detalhados em inglês são disponibilizados, e essa parte admito que vai muito além do que tenho capacidade e interesse de acompanhar. Inclusive talvez por isso minha resenha seja tão rasa.
Os iniciantes também são agraciados com análises das teorias dominantes anteriores à Chomsky, quando ele deixa claro o avanço de seu legado. Apesar de seu pouco caso com as pesquisas antropológicas, suas respostas às ditas descobertas da área são convincentes e poderosas, até com um ar de superioridade.
O último texto trata da biologia. Sinceramente esperava mais desse assunto, mas minha impressão é que o autor escondeu o jogo. Sei que ele tem uma outra obra totalmente dedicada a isso, então provavelmente a solução seja ir nessa fonte para matar minha curiosidade.
No geral, um livro excelente para um primeiro contato com a linguística acadêmica, com linguagem simples e muito bem escrito.

Nota: 3,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Obra de Arte na Época da Reprodutibilidade Técnica - Walter Benjamin

De tempos em tempos as mudanças de paradigmas exigem dos pensadores uma ressignificação dos conceitos. Talvez o maior alvo desse fenômeno ...