terça-feira, 31 de março de 2020

O Corpo e Outras Histórias - Hanif Kureishi

Um livro de contos - bons contos -, é somente isso que posso dizer. Comentar cada um deles seria uma perda de tempo, já que a leitura dos mesmos investiria o mesmo tempo da leitura de resenhas decentes. Quero me concentrar em um aspecto não muito discutido que me perturbou durante minha experiência com o primeiro conto, O Corpo: a responsabilidade do autor sobre uma ideia original.
Não sei o quão original é a temática da troca de corpos mediante venda, inclusive recentemente o bom filme Get Out nos apresentou uma versão muito mais empolgante e criativa, talvez inspirado nesse conto 15 anos mais velho. Pode ser que eu desconheça alguma versão anterior e que o conto também seja inspirado, mas vou prosseguir meu pensamento considerando que não.
Ideias excelentes merecem execuções excelentes. Me recordo de quando vi a premissa do filme In Time: tempo de vida literalmente se traduzia em dinheiro, os ricos oprimiam os pobres através do controle de tempo, enfim, tudo aparentemente promissor para um grande filme. Ao assistir, que decepção: a execução era horrenda, os pontos interessantes serviam apenas como plano de fundo para relações fajutas e cenas de ação manjadas. Queria que o filme fosse destruído e esquecido para algum diretor que honrasse sua profissão fazer o que a ideia merecia. E é esse mesmo sentimento que me tomou ao ler O Corpo.
Justiça seja feita, muitas das questões que eu esperava surgir foram feitas: qual corpo escolher, como redefinir uma nova vida e, na melhor forma de ficção científica, problemas até então inimagináveis surgem e são solucionados. Infelizmente é no fator humano que a obra peca, focando em assuntos contemporâneos demais em detrimento de outros mais universais. Não tenho como esquecer do que li, mas faria esse esforço caso algum intrépido autor se arriscasse a abordar essa ideia de forma mais responsável e extensa (menos de 200 páginas é sacanagem), apesar de, nunca mais, de forma totalmente original.

Nota: 2,5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Obra de Arte na Época da Reprodutibilidade Técnica - Walter Benjamin

De tempos em tempos as mudanças de paradigmas exigem dos pensadores uma ressignificação dos conceitos. Talvez o maior alvo desse fenômeno ...