domingo, 12 de abril de 2020

O Urso e o Rouxinol - Katherine Arden

O Urso e o Rouxinol é uma joia literária. A americana Katherine Arden conseguiu captar a essência dos contos de fadas russos em uma história completa que abarca magia, romance, ação em uma trama complexa e bem trabalhada. A autora consegue chegar a um nível de detalhes que permite com que vejamos os eventos acontecendo com enorme precisão, mas sem tornar a leitura cansativa e lenta.

O livro conta a história da pequena Vasilisa, predestinada a um futuro grandioso e de liberdade. Com Vasilisa, cavalgamos pelas florestas frias do norte da Rússia e conhecemos as figuras folclóricas que coexistem com a fé católica no vilarejo rural. Viajamos por um universo em que as mulheres estão fadadas à prisão doméstica e vemos o nascimento e o crescimento de uma heroína não convencional: feia mas encantadora, forte e sensível, eque não esquece das figuras sobrenaturais (deuses ou demônios?) que há incontáveis gerações protegem e resguardam o seu povo. 

Ler o Urso e o Rouxinol é como imergir em uma mistura de conto de fadas da Baba Yaga, embalada pelos clássicos russos, mas com uma roupagem confortável para jovens leitores. Espero com ansiedade continuar a história com A Menina na Torre.

Este livro me deu a liberdade que me é vedada em momentos de quarentena.  

Nota: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Obra de Arte na Época da Reprodutibilidade Técnica - Walter Benjamin

De tempos em tempos as mudanças de paradigmas exigem dos pensadores uma ressignificação dos conceitos. Talvez o maior alvo desse fenômeno ...